Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Atenuar Sintomas e Riscos, Terceiro Objetivo do Tratamento da Dependência Química

Artigos de Saúde Mental

Com a desintoxicação, tem início um trabalho intensivo para atenuar os sintomas da abstinência e evitar o risco de uma recaída por parte do paciente. Além da utilização de psicofármacos ocorre intervenções de uma equipe multidisciplinar. 

As medicações tem o objetivo de regular o sono, combater o mal estar, a impulsividade e outros sintomas físicos e mentais que o paciente possa vir a apresentar por conta da abstinência.

Embora as medicações auxiliem, o principal suporte para que o paciente fique longe das drogas vem das intervenções terapêuticas. É preciso compreender a doença e desenvolver estratégias para conseguir driblar a vontade de voltar ao vício.

A psicoeducação tem a função de identificar os gatilhos e fatores de risco, fundamentais para que o paciente consiga se manter longe das drogas. Também é estimulado a adoção de um novo estilo de vida, com hábitos mais saudáveis.

O trabalho do hospital envolve métodos interdisciplinares que incentivam o paciente para essa mudança. A abordagem tem o apoio da enfermagem, psiquiatria, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, assistência social e educação física.

Esses profissionais vão oferecer suporte psicológico, propor atividades expressivas, artísticas, físicas, alimentação saudável, técnicas de respiração e meditação, entre outras formas de manejo que vão motivar e preparar o paciente para a vida após o tratamento.

Este é o quarto post de uma série sobre os 12 objetivos do tratamento da dependência química. Nos próximos, detalharemos os 9 objetivos restantes e a importância deles no processo de recuperação.

Mais Artigos de Saúde Mental