Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Alcoolismo

Artigos de Saúde Mental

O alcoolismo é uma doença que, embora não tenha cura, pode ser tratada e controlada. Ela pode ser definida como o consumo descontrolado de álcool por conta da dependência psicológica e física da bebida. 

Mesmo sentindo os efeitos negativos de toda ordem que começam a surgir, a pessoa acometida por essa doença não consegue parar de consumir álcool. 

O alcoolista passa não só a ter problemas de saúde física, mas também, em maior ou menor grau, reflexos negativos no relacionamento familiar, no trabalho e em muitas outras áreas de sua vida.

Entre os diversos efeitos físicos do alcoolismo, estão perda de consciência e memória, tontura, tremores, suor, náuseas, vômitos, fala arrastada, problemas de coordenação e tremores. No longo prazo, doenças associadas, como cirrose, demência e úlceras também podem ocorrer. Na esfera psicológica, a dependência do álcool pode causar ansiedade, depressão, agitação, culpa, medo, comportamentos agressivos e autodestrutivos.

Segundo o médico psiquiatra do Hospital Espírita de Porto Alegre, Dr. Luís Reckziegel, a tendência é que, com o decorrer do tempo, o problema acabe se agravando, aumentando o consumo e, com isso, os problemas. O tratamento do alcoolismo envolve psicoterapia e dependendo do grau de envolvimento do alcoolista com a bebida, uma internação para desintoxicação em um uma clínica médica pode ser necessária.

Caso você ou algum familiar esteja enfrentando problemas com o álcool, é importante procurar ajuda médica especializada para ajudá-lo a enfrentar essa situação. Reorganize sua mente. Saúde mental também é saúde.

Fontes: 
Hospital Israelita A. Einstein - https://www.einstein.br/doencas-sintomas/alcoolismo
Secretaria da Saúde de Tocantins - https://saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/doencas-transmissiveis-e-nao-transmissiveis-/dant/fatores-de-risco/alcoolismo/

Mais Artigos de Saúde Mental