Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Atividade física beneficia a saúde mental

Artigos de Saúde Mental

Além de atuar como fonte de relaxamento da ansiedade e do stress cotidiano, a prática regular de exercícios promove a liberação de endorfinas, que atuam no cérebro criando a sensação de prazer. A mesma substância química também melhora a qualidade do sono e aumenta a nossa capacidade de concentração, ajudando nas demais atividades diárias. 

Quem se exercita também estimula manutenção das células nervosas e ajuda a prevenir o declínio atividade cerebral relacionada à idade. Confrontados com os desafios emocionais da vida, o exercício físico pode ajudar a lidar com os problemas de forma saudável, substituindo maus hábitos e outros comportamentos negativos. 

Estudos mostram que a prática de exercícios pode ajudar no tratamento das doenças pisquicas. Além de aliviar os sintomas, também foi demonstrado que manter uma programação de exercícios reduz a probabilidade de recaídas.

Segundo o educador físico do Hospital Espírita, Alex Neves, é importante adaptar a atividade física ao estilo de vida, a idade e o perfil de cada pessoa. No hospital, por exemplo, o programa de atividades inclui caminhadas, ginástica, alongamento e musculação. Ter especial atenção às limitações e potencialidades do praticante é fundamental para evitar lesões e tornar a atividade física mais prazeirosa e eficaz.

Atividade física orientada no hospital

Atividade física orientada no hospital

Se você sofre com problemas de depressão e ansiedade e quer iniciar uma rotina de exercícios para obter os benefícios da atividade física, consulte com o seu médico e converse com um profissional de educação física. Reorganize sua mente. Saúde mental também é saúde.

Fontes:

The American Journal of Psychiatry
Physical Activity and Incident Depression: A Meta-Analysis of Prospective Cohort Studies

https://ajp.psychiatryonline.org/doi/10.1176/appi.ajp.2018.17111194

The Mental Health Benefits of Exercise
https://www.helpguide.org/articles/healthy-living/the-mental-health-benefits-of-exercise.htm

Mais Artigos de Saúde Mental