Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Recaídas nas drogas: fracasso ou aprendizado?

Artigos de Saúde Mental

As pessoas que desenvolvem dependência devem buscar tratamento para evitar os efeitos negativos do abuso de drogas. Esta luta envolve determinação, ajuda profissional e apoio familiar. A relação afetiva estabelecida com a droga, através dos anos, torna sua presença tão intensa na vida do dependente que ele já não consegue, psicológica e fisicamente, se imaginar vivendo sem ela. Então é preciso aprender que é possível viver e se relacionar com o mundo de outra forma.

É importante entender que a recaída faz parte do processo e que, quanto mais curta e menos intensa for, melhor.

É importante entender que a recaída faz parte do processo e que, quanto mais curta e menos intensa for, melhor.

Como a dependência não tem cura, só tratamento, o processso é contínuo e as recaídas podem ocorrer, principalmente no início. Embora seja considerada um evento grave e que pode ter grande impacto no tratamento, a recaída é bem comum. Quando isso acontece, a sensação de impotência diante da recaída é recorrente. O dependente pensa que nunca vai conseguir se manter longe das drogas.

Porém, quando ela acontece, o paciente não deve se sentir envergonhado ou fracassado. é importante entender que a recaída faz parte do processo e que, quanto mais curta e menos intensa for, melhor.

Segundo a médica psiquiatra Francine Gonçalves, do Hospital Espírita de Porto Alegre, é importante ver a recaída como um momento para o dependente aprender sobre a doença e sobre si próprio, avaliar como o evento aconteceu e as melhores estratégias para evitá-lo.

Para o enfrentamento das sensações desconfortáveis e desagradáveis das recaídas, como angústia, estresse e ansiendade, é recomendado o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, muitas vezes com uso de medicamentos, conforme indicação do seu médico.

Momentos de comemoração, como Natal e Ano Novo, além de serem datas potencialmente difíceis para quem tem situações de conflito familiar, exigem atenção especial por conta da pressão social pelo consumo de álcool e drogas. As chances de recaídas são maiores nestes períodos, quando há mais liberalidade no consumo e maior oferta.

Se você vem de um evento de recaída, não pense que não há solução. Procure apoio profissional e familiar e retome seu tratamento. Reoganize sua mente todos os dias.


Fontes:
https://cisa.org.br/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/121-tratamento-e-prevencao-de-recaidas
http://abrafam.org.br/recaida-o-fracasso-do-tratamento/

Mais Artigos de Saúde Mental