Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Os Riscos da Automedicação

Artigos de Saúde Mental

A dificuldade do acesso à saúde no Brasil tornou a automedicação uma questão cultural. Não é raro que os brasileiros recorram a receitas naturais, muitas sem comprovação científica, para a solução de problemas de ordem psiquiátrica. 

O problema é que nem todas essas receitas são necessariamente benignas só por não envolverem fármacos industrializados. Como não se conhece a sua origem, estudos comprobatórios ou testes clínicos confiáveis, há muitas dúvidas sobre as condições em que esses pretensos medicamentos podem ser empregados, mesmo que alguns estejam no repertório do conhecimento popular.

Dessa forma, as receitas caseiras podem atrapalhar o tratamento médico, máscarando os sintomas de problemas mais graves ou mesmo adiando a ida do paciente à uma consulta médica. A busca de um alívio imediato pode retardar um adequado diagnóstico e consequentemente uma resolução de um quadro clínico.

O quadro se torna ainda mais preocupante quando o paciente, antes de ir à consulta, faz uso de fármacos sem a prescrição médica, especialmente, medicamentos de uso controlado. O desconhecimento sobre a correta utilização pode fazer com que substâncias feitas para aliviar ou curar causem efeitos adversos graves.

Sabemos que é bem comum o abuso de remédios para ansiedade e antidepressivos como uma fuga ante a necessidade de um tratamento mais longo, cheio de percalços e mais dispendioso, mesmo que o atalho não seja a escolha mais acertada e possa ter consequências mais graves que a própria doença. Também é recorrente que as pessoas com pouca tolerância a dor ou frustração façam uso de medicamentos psiquiátricos para além de um propósito terapêutico, mesmo sem qualquer patologia clínica. A banalização do uso dessas substâncias pode causar dependência e todo tipo de efeitos colaterais. 

Portanto, é importante que o paciente valorize o profissional médico, pois ele tem todo o conhecimento técnico e experiência para indicar a terapia correta, recorrendo ao uso do medicamento certo na medida e ocasiões mais adequadas a cada paciente em particular. Portanto, antes de recorrer a medicamentos ou receitas caseiras, consulte seu médico. Cuidar é nossa responsabilidade!

Fontes:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932003000100006&script=sci_arttext&tlng=pt
https://www.aboutfarma.com.br/secaodesktop/medicamentos/2416/dia-nacional-de-combate-as-drogas-psiquiatra-alerta-sobre-o-risco-da-automedicacao
http://www.oncoguia.org.br/oncoguia-tv/transtornos-psiquiatricos-o-risco-da-automedicacao/230/26/
https://www.youtube.com/watch?v=bngzgc4cD6s (Canal Todos pela Saúde)

Mais Artigos de Saúde Mental