Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Quando a ansiedade se torna um problema?

Artigos de Saúde Mental

A ansiedade é uma resposta normal a eventos estressantes da vida, como mudança de emprego, problemas financeiros ou ambientais. Uma emoção fisiológica, ela serve para antecipar perigos e proteger a sobrevivência. No entanto, quando os sintomas de ansiedade se tornam mais nocivos do que os eventos que os desencadearam pode ser um sinal de transtorno de ansiedade. Esta patologia, quando não tratado, pode ser incapacitante.

Um dos sintomas mais comuns do transtorno de ansiedade é a preocupação excessiva. A preocupação de quem sofre deste transtorno é desproporcional aos eventos que desencadeiam preocupação e normalmente ocorre em resposta a situações normais do dia a dia. 

A ansiedade também sobrecarrega o sistema nervoso simpático. Isso desencadeia uma cascata de efeitos por todo o organismo, como pulso acelerado, suor nas palmas das mãos, mãos trêmulas e boca seca. Além disso pode ter sensação de falta de ar e intensificação dos sentidos. Esses sintomas ocorrem porque o cérebro acredita em um perigo e está preparando-se para reagir à ameaça.

Estes sintomas, quando acontecem com freqüência, trazem sofrimento físico e psíquico e devem ser tratados.

O tratamento é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o uso de medicamentos, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.

Referência: 
tuasaude.com
ecycle.com.br

Mais Artigos de Saúde Mental