Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Qual a Relação do Sono com a Saúde Mental?

Artigos de Saúde Mental

Calcula-se que os transtornos do sono afetem cerca de um terço das pessoas em todo mundo. A modernidade, com sua rotina agitada e desgastante, cheia de estímulos, a ansiedade e os dispositivos eletrônicos, cada vez mais presentes em nossa vida, potencializam muito a ocorrência do problema.

Manter-se sem o descanso necessário repercute negativamente na saúde física e mental. Ainda que a insônia seja entendida como um sintoma de transtornos mentais, como nos transtornos de ansiedade e na depressão, também há evidências que se trata de uma via de mão dupla: assim como esses trantornos podem ser provocados pela insônia, ela pode ser um sintoma desses transtornos. 

Nos últimos tempos, pesquisadores encontraram uma ligação causal entre a privação de sono e sintomas psicóticos como delírios e alucinações, entre outros. Tratando a insônia de pacientes com esses problemas, os pesquisadores perceberam uma melhora nos sintomas.

Quando se trata da cognição, a privação do sono também é uma inimiga. Processos cognitivos, como memória e aprendizagem, são prejudicados, uma vez que é durante o sono que ocorre a consolidação da memória de longo prazo e as novas conexões neuronais são fortalecidas. É por isso que pessoas que dormem menos têm uma dificuldade maior em aprender novas coisas, e o hábito de virar a noite estudando ou fazendo trabalhos escolares ou acadêmicos pode mais prejudicar do que ajudar, no longo prazo.

Além disso, é durante o sono que o organismo restaura funções do corpo, como crescimento muscular, síntese de proteínas e fortalecimento do sistema imunológico. Essa reposição de energias regula o metabolismo e é essencial para mante-se saudável.

Um estudo da Universidade de Oxford, realizado com voluntários que dormiam cerca de 8 horas por noite, mostrou como a perda de sono causa mudanças emocionais. Os voluntários tiveram seu sono interrompido por 3 dias e apresentaram aumento da ansiedade, depressão e estresse.

Para mitigar os problemas de insônia, procure seguir algumas dicas, realize uma higiene do sono: 

- Pratique exercícios durante o dia. A atividade física deixa o corpo mais relaxado e cansado, fazendo com que adormeça com mais facilidade.

- Evite substâncias estimulantes ao cair da noite (café, chás, cigarro, entre outros).

- Desvincule a cama de outras atividades, como televisão, redes sociais ou outras.

- Evite ficar acordado na cama. Faça alguma outra atividade relaxante, fora da cama, se estiver com dificuldade de dormir.

- Estabeleça uma rotina noturna: mantenha um conjunto de hábitos que o ajudem a preparar-se para o descanso todas as noites.

Caso a insônia esteja repercutindo negativamente em sua rotina ou em sua saúde física e mental, procure um médico. A ajuda de um profissional especializado é a melhor forma de tratar o problema.

Fontes:

https://www.oficinadepsicologia.com/a-importancia-do-sono-na-saude-mental/
https://www.terra.com.br/noticias/dino/como-os-disturbios-do-sono-afetam-a-saude-mental,cb77c6431142a1474c9c2f0e334ebbb1ovzbpk4e.html
http://institutodepsiquiatriapr.com.br/sono-e-saude-mental/

Mais Artigos de Saúde Mental