Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Saúde Mental e as festas de final de ano

Artigos de Saúde Mental

Para muitos, dezembro costuma ser um mês de avaliação do ano transcorrido, quando realizamos um balanço do que realizamos ou deixamos de realizar no transcorrer do ano.

Também neste período é frequente a revivência de situações de perdas e separações, principalmente as ocorridas no decorrer do ano findado, trazendo sentimentos de tristeza e frustração. Outras situações que podem gerar ansiedade é a presença de doenças graves ou senilidade avançada em algum indivíduo do núcleo familiar, nos levando a questionar a possibilidade de ser o último Natal com a pessoa que nos é querida.

Outra situação são as desavenças e dificuldades familiares que costumam ser relembradas neste período do ano trazer a tona sentimentos de frustação e impotência.

Neste ano ainda, não podemos deixar de lembrar, temos as situações difíceis trazidas pela pandemia e a incerteza em relação ao próximo ano. Especialmente em relação as festas deste período, também seremos obrigados a modificar hábitos comuns em anos anteriores e realizar comemorações em pequenos grupos e não com grandes grupos de familiares e amigos, circunstância que pode piorar um período que normalmente pode ser difícil para quem sofre de algum transtorno psiquiátrico, piorando quadros depressivos e ansiosos.

Em função da piora dos transtornos psiquiátricos, as estatísticas nos mostram um aumento nas tentativas de suicídio. Piora dos sintomas depressivos e a solidão no período natalino fazem a procura pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), aumentar em 20%. Uma pesquisa realizada no México apontou o Natal e Ano Novo como as datas com maior frequência de suicídio.

Para tentar amenizar esta situação é importante tentar não ser tão rígido consigo mesmo e valorizar os objetivos que foram atingidos no decorrer do ano. Nas relações familiares tente abrir o espaço para o diálogo, tentando amenizar as desavenças e diferenças familiares.

Fique atento à si e às pessoas próximas. A sua percepção e sensibilidade pode fazer a diferença na vida dos seus amigos e familiares. Observar os quadros de dependência química, pois esta época aumentam os casos de recaídas.

Caso sinta necessidade procure ajuda especializada. A ajuda de um psiquiatra ou psicólogo pode ser fundamental para uma melhor saúde mental. Feliz 2021!

Fontes e Referências:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2018/12/psiquiatra-alerta-para-risco-de-suicidio-no-periodo-de-natal-e-ano-novo-cjps8tu000lrh01pie5s3z15q.html

https://claudia.abril.com.br/saude/depressao-e-ansiedade-podem-aumentar-no-fim-de-ano-saiba-como-lidar/

https://saudemental.blogfolha.uol.com.br/tag/ano-novo/

https://www.metropoles.com/saude/sindrome-do-fim-de-ano-saiba-como-dezembro-afeta-a-saude-mental

https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Cultura/Planos-de-fim-de-ano-sao-importantes-para-a-saude-mental--diz-psiquiatra/35262

Mais Artigos de Saúde Mental