Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Dia 18 de Fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Artigos de Saúde Mental

Dia 18 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao alcoolismo. O objetivo da data é alertar todo o país sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas em excesso. A comemoração é extraoficial, mas aparece listada em vários sites brasileiros de dias festivos, e tem motivado campanhas oficiais de vários órgãos públicos e entidades não-governamentais.

O país está entre os 10 países com o maior consumo de álcool do mundo. Por ano, mais de um bilhão de reais são investidos em propagandas de bebidas por ano no Brasil, 80% desses comerciais são de cerveja.

A doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria jovens entre 18 e 19 anos. O Ministério da Saúde estima que quase 150 mil mortes ligadas ao vício entre em 7 anos, considerando somente doenças crônicas, não computando que 30% dos homicídios e ao menos 40% dos acidentes de trânsito tem relação com o álcool. É importante destacar que o problema causa prejuízos ao país não só pelas despesas públicas com saúde e mortes, mas também pela perda de produtividade dos trabalhadores em razão do consumo abusivo de bebidas.

Entre os principais problemas, o excesso de álcool lesiona o fígado, causando inflamação crônica e cirrose, quando a fibrose se torna muito extensa. Nesses casos o paciente pode vir a perder a função do fígado e precisar de um transplante. Entretanto, cérebro, estômago, intestino, músculos e coração também são afetados, dependendo do grau de comprometimento do paciente com a bebida, além de prejuízos sociais, psicológicos e financeiros de toda ordem.

O alcoolismo é uma doença crônica. Por isso, a dependência exige um tratamento contínuo. De acordo com o diagnóstico, recomenda-se terapia e, eventualmente, o uso de medicamentos. Se você está sentindo problemas físicos, psicológicos ou sociais em sua vida decorrentes do consumo de álcool, procure um médico. Ajuda de um especialista é fundamental.

Referências:

http://www.inesco.org.br/18-de-fevereiro-dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo/
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo-e-lembrado-nesta-segunda-feira-18/
http://www1.imip.org.br/imip/noticias/dia-nacional-de-combate-ao-alcool-alerta-as-pessoas-sobre-o-consumo-exagerado-de-bebida.html
https://gastrica.com.br/doencas-relacionadas-ao-alcoolismo/

Mais Artigos de Saúde Mental