Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Os psicólogos fazem terapia?

Artigos de Saúde Mental

O psicólogo, como qualquer pessoa, possui desafios e potencialidades a desenvolver no campo emocional. Embora seja um profissional, ele também está em busca do  aperfeiçoamento e da compreensão das suas próprias emoções.

Porém, uma dúvida que persiste na cabeça de muitas pessoas: os psicólogos fazem terapia? Afinal, já tendo todo o conhecimento técnico e teórico a respeito da ciência, muitos tendem a achar que os profissionais estão plenamente habilitados a cuidar de seus próprios desafios e problemas emocionais e podem tratar a si mesmos.

O problema é que a psicologia não funciona de uma forma tão simples. O conhecimento técnico não basta para resolver todos os problemas. Quando tratamos de emoções, ter a compreensão racional não é garantia da solução de um conflito. Os processos emocionais estão sempre envoltos em questões subjetivas que podem atrapalhar a análise técnica e conduzir a comportamentos e decisões equivocadas. Sendo assim, para que a terapia atinja seus objetivos, é importante que mesmo um psicólogo recorra a outro terapeuta, com um certo distanciamento das questões a serem tratadas.

É importante para um psicólogo fazer terapia?

Não só sob o ponto de vista do desenvolvimento pessoal, também é altamente recomendável para a sua atuação profissional que um psicólogo faça terapia. Quando um  profissional se coloca na condição de paciente, ele tem uma visão completa do processo terapêutico e desenvolve sua empatia, o que é muito proveitoso para a sua  atuação no consultório. Além disso, quanto mais seguro estiver o profissional a respeito da sua própria saúde emocional, maior será a sua facilidade para tratar de seus pacientes.

Referências:
https://amenteemaravilhosa.com.br/os-psicologos-tambem-fazem-terapia/
https://psicologiaacessivel.net/2015/04/13/por-que-psicologos-e-estudantes-de-psicologia-precisam-fazer-terapia/

Mais Artigos de Saúde Mental