Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

Artigos de Saúde Mental

Muitas pessoas, no momento de buscar ajuda para tratar da sua saúde mental, tem dúvidas a qual profissional recorrer. Embora seja importante compreender as funções de cada um, o início de um tratamento pode ocorrer por meio de qualquer um dos profissionais. Tanto um como outro são formados para ajudar pessoas em relação a sua saúde mental. Um psicólogo pode, em sua avaliação, indicar a necessidade do tratamento com um psiquiatra e vice-versa. 

A diferença entre o psicólogo e o psiquiatra pode começar a ser definida pela formação. O psiquiatra tem formação de 6 anos em medicina para obter sua graduação como médico e mais três anos de residência médica em psiquiatria. O psicólogo, por outro lado, passa por 5 anos de formação universitária para obter graduação em psicologia.

O psicólogo tem foco nas emoções e comportamentos. Ele procura, através de técnicas de conversação, conduzir o processo terapêutico de forma colaborativa, para que o paciente encontre respostas para suas dificuldades emocionais. Ao longo do tempo, se espera que o tratamento traga mais estabilidade e autonomia para para ele que resolva suas questões emocionais.

A psiquiatria, por sua vez, trabalha na avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias mentais. Como estas patologias podem ter causas orgânicas, envolvem a prescrição de medicamentos, algo que só o médico pode fazer. O psiquiatra também pode, além da psiquiatria clínica, fazer psicoterapia. Sendo assim, ambos podem lidar com questões do cotidiano, como perdas, problemas de relacionamento e dificuldades emocionais variadas.

Como são áreas que possuem conhecimentos específicos, os especialistas também podem atuar juntos em um mesmo caso, sendo que o paciente faz psicoterapia com o psicólogo e o tratamento medicamentoso com o psiquiatra. O tratamento pode, ainda, ser multidisciplinar, com atendimento por outras áreas profissionais. 

Diante de um problema de saúde mental, o mais importante é buscar um profissional idôneo, com formação adequada e registro na sua área de atuação. Ele seguramente será a ponte para o tratamento adequado e para melhor qualidade de vida.

Referências:
https://portal.unigranrio.edu.br/blog/psicologia-ou-psiquiatria-qual-a-diferenea-entre-essas-areas
https://www.diferenca.com/psicologo-e-psiquiatra/
https://www.sbie.com.br/blog/entenda-diferenca-entre-psiquiatra-e-psicologo/
https://www.telavita.com.br/blog/psicologo-psiquiatra-saude-mental/

Mais Artigos de Saúde Mental