Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Transtornos Alimentares

Artigos de Saúde Mental

Todo hábito alimentar que causa impactos negativos na saúde física e mental de uma pessoa é, possivelmente, um transtorno alimentar. Para que assim seja considerado, precisa continuar por um determinado período e causar prejuízos relevantes à saúde física da pessoa ou à capacidade de desempenhar funções na escola, trabalho ou interações sociais. Entre os principais transtornos reconhecidos pela medicina, estão a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar.

A anorexia é caracterizada por inúmeras restrições alimentares e uma grande preocupação com o ganho de peso. A pessoa que sofre desse distúrbio mental tem uma vontade intensa de ser magro. A pessoa se vê sempre acima do peso, embora esteja excessivamente magra, a ponto de, muitas vezes, isso representar um risco de morte.

No caso da bulimia, a pessoa alterna momentos de compulsão alimentar e formas não saudáveis de perda de peso, como dietas extremas, indução de vômito (a mais comum), jejuns e exercícios físicos em excesso.

A compulsão alimentar, por sua vez, ocorre quando uma pessoa não controla a ingestão de alimentos e o faz em grandes quantidades e de forma recorrente, mesmo estando satisfeita, a ponto de passar mal em função desse exagero.

A etiologia dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos socioculturais, mas também a fatores biológicos, psicológicos e familiares. A pressão cultural por manter-se magro e atender a um padrão estético tornam o indivíduo mais propenso à distorções da autoimagem e quadros de anorexia ou bulimia. A baixa autoestima e a ansiedade, por sua vez, podem desencadear a compulsão alimentar.

Esses transtornos podem causar diversas complicações na saúde física, como alterações metabólicas, problemas cardíacos, colesterol alto, hiperglicemia ou hipoglicemia, anemia, sobrecargas nas articulações, pressão alta, constipação, entre outros problemas que podem diminuir significativamente a qualidade de vida das pessoas.

O primeiro grande passo para controlar o problema é reconhecer a necessidade de auxílio. O tratamento desses transtornos envolvem a ajuda multiprofissional especializada, sendo altamente recomendável a consulta com um médico psiquiatra e acompanhamento de um nutricionista.

Supervisão e Revisão: Jéssica Schmidt (Nutricionista)

Referências:
https://psiquiatriapaulista.com.br/transtornos-alimentares-anorexia-bulimia-compulsao/
http://www.plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=192
https://www.vittude.com/blog/disturbios-alimentares-causas-sintomas-tratamentos/
https://www.saude.ce.gov.br/2019/09/05/especialista-orienta-como-identificar-e-tratar-transtornos-alimentares/
https://blog.psicologiaviva.com.br/transtorno-alimentar/

Mais Artigos de Saúde Mental