Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

19 de Abril, Dia de Discutir a Saúde Mental da População Indígena

Artigos de Saúde Mental

Desde o descobrimento do Brasil, os povos indígenas vêm sofrendo um constante processo de marginalização. A desvalorização da cultura, o preconceito e a ausência de políticas públicas adequadas colocaram estes brasileiros, que representam 0,5% da população do país, em estado de extrema vulnerabilidade social.

Todos esses aspectos contribuem para a precariedade da saúde mental dos indígenas, que possuem uma prevalência de transtornos mentais bem acima da média brasileira. Preocupa, especialmente entre os jovens, o aumento da taxa de suicídios, dez vezes maior que a nacional, o abuso do álcool e outras substâncias psicoativas.

Porém, aplicar o conceito de saúde mental diretamente na cultura indígena exige considerações, pois o termo não está inserido na cosmologia desses povos, em que o conceito de saúde está intimamente ligado à natureza e à dimensão espiritual. "O fortalecimento da cultura dos indígenas e seus valores, sem impor crenças ou modelos, é a melhor forma de garantir a proteção dessas populações também do ponto de vista da saúde mental”, afirma Paulo Verlaine, professor de Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

Fontes:
https://jornal.ufg.br/n/112784-e-preciso-falar-sobre-saude-mental-indigena
https://blog.cenatcursos.com.br/saude-mental-indigena-um-caso-de-conquistas-e-necessidades/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Atencao_Psicossocial_Povos_Indigenas.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2017000200006&lng=pt&nrm=iso
https://www.unilim.fr/trahs/1577

Mais Artigos de Saúde Mental