Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

É possível fazer terapia on-line?

Artigos de Saúde Mental

O Conselho Federal de Psicologia já autoriza a terapia on-line há algum tempo, mas esse formato ganhou notoriedade definitiva durante a pandemia.

O modelo traz algumas vantagens, como a economia em deslocamentos, flexibilidade de horários e a continuidade do tratamento mesmo quando paciente e terapeuta estiverem distantes.

Porém, alguns profissionais ainda possuem reservas: argumentam que há uma perda na observação do gestual e da linguagem não verbal do paciente.

Outros, vêem a terapia on-line como um complemento. Em situações graves, como risco de suicídio, depressão profunda, surto psicótico, ataques de pânico e angústia extrema, o atendimento on-line não é possível, em razão do risco imediato que o paciente apresenta.

Ao optar por um tratamento on-line, deve-se observar o espaço e os meios técnicos, computador e Internet, para realizar a sessão. É importante também que o paciente observe as credenciais e a qualificação do profissional que irá atendê-lo antes de começar o tratamento. O fundamental é não deixar de cuidar da saúde mental, especialmente neste período de isolamento físico em que nos encontramos. 

Referências:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100003
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/terapia-online-conheca-os-beneficios-e-com-o-que-se-deve-tomar-cuidado/
https://novaescola.org.br/conteudo/16469/terapia-online-e-nova-alternativa-para-velhos-problemas

Mais Artigos de Saúde Mental