Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Artigos de Saúde Mental

Atualmente, existem evidências crescentes da ligação entre certos poluentes e doenças como depressão, demência e ansiedade. Por outro lado, o contato com a natureza é relaxante e pode trazer benefícios à saúde, aliviando os sintomas de transtornos mentais. Por isso, cuidar do meio ambiente também é cuidar da saúde mental.

Uma pesquisa baseada em 2000 avaliações indica que a natureza é benéfica para a saúde mental e deixa as pessoas menos vulneráveis a transtornos. Segundo o estudo, estar ao ar livre, ver árvores, ouvir pássaros, ver o céu e se sentir em contato com a natureza foram associados a níveis mais elevados de bem-estar. Por fim, sugere que a presença de espaços verdes, parques, praças e jardins podem influenciar positivamente na saúde mental da população e deveriam ser incluídos no desenvolvimento dos centros urbanos.

Seguindo essa linha, o Hospital Espírita possui uma ampla área verde, com jardins e trilha ecológica para caminhadas. O espaço é frequentemente utilizado nas oficinas terapêuticas e atividades físicas, de forma que os pacientes possam usufruir dos benefícios do contato com a natureza em seu tratamento.

Fontes e Referências:
https://www.unep.org
https://www.sciencedirect.com
https://www.theguardian.com
https://www.cvv.org.br
https://veja.abril.com.br
https://blogs.funiber.org  

Mais Artigos de Saúde Mental