Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Saúde Mental no Esporte de Alto Rendimento

Artigos de Saúde Mental

A ginasta Simone Biles chamou a atenção do mundo para um tema pouco debatido quando abandonou a disputa olímpica para preservar sua saúde mental.

Na natação, o americano Michael Phelps e do australiano Ian Thorpe, ambos campeões olímpicos que passaram por casos de depressão e alcoolismo, também ilustram algo que podemos encontrar no futebol, na ginástica, no atletismo e tantos outros esportes.

À primeira vista, imaginamos que os limites físicos e técnicos do esporte são os maiores desafios de um atleta profissional.  Quando o lado psicológico é abordado, costuma ser tratado apenas como mais um aspecto da competição. Vencem os mais preparados psicologicamente, enquanto os menos aptos a lidar com as privações, a rotina exaustiva e a pressão por resultados perdem.

Este entendimento faz com que muitos esportistas não tratem de forma adequada sua saúde mental, dando espaço para agravamentos de quadros de depressão, ansiedade, drogadição e outros transtornos psicológicos. 

Entender que mesmo os atletas de ponta são seres humanos e que um problema emocional pode ser tão grave quanto uma lesão física depende de um amplo debate sobre saúde mental no esporte. Casos como o de Simone Biles são importantes para romper o silêncio e colocar o tema em discussão.

Fontes e Referências:

https://tntsports.com.br/blogs/Opiniao-Ja-passou-da-hora-de-pararmos-de-negligenciar-a-saude-mental-no-esporte-de-alto-nivel-20210801-0007.html

http://www.espn.com.br/blogs/edenia/764733_a-importancia-da-saude-mental-para-atletas-de-alto-rendimento

https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/2021/07/30/podcast-e-tem-mais-atletas-olimpicos-encaram-pressao-sobre-saude-mental

https://setorsaude.com.br/a-preparacao-mental-de-atletas-de-alto-rendimento/

https://saude.abril.com.br/blog/saude-e-pop/a-saida-de-simone-biles-das-olimpiadas-e-a-saude-mental-no-esporte/

https://atletasnow.com/psicologia-e-sua-atuacao-no-esporte-de-alto-rendimento/

Mais Artigos de Saúde Mental