O que é o luto e como vivenciá-lo?
O luto se caracteriza pelo enfrentamento da dor relacionada ao rompimento de um vínculo afetivo. Pode ocorrer pela morte de uma pessoa, o fim de um relacionamento ou até mesmo por uma mudança representativa na vida, como uma demissão, por exemplo.
Ao vivenciar a perda, a pessoa convive com a tristeza, a culpa, a raiva e diversos outros sentimentos negativos. Existem estágios no luto, que vão da negação à aceitação, mas não existe um caminho linear: existem avanços, retrocessos e situações em que as fases do luto podem se alternar ou coexistir. O luto não é uma doença a ser curada pelo tempo. Ainda assim, atenção especial é necessária quando a pessoa se fixa em uma das fases e não consegue seguir a vida. Definir quando a situação se torna uma patologia depende da intensidade do sentimento e da disfuncionalidade emocional do enlutado.

Como é uma experiência pessoal, não existem receitas prontas sobre o que fazer ou como se comportar. Falar sobre o assunto pode ser benéfico para certas pessoas, mas uma situação angustiante para outras. É importante que o enlutado receba apoio, mas que seus limites emocionais sejam respeitados. Em qualquer momento, a ajuda de um profissional, psicólogo ou psiquiatra, é sempre recomendada.
Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/25/luto-mitos-sobre-esse-processo-doloroso-que-todo-mundo-deveria-se-livrar.htm
https://www.simers.org.br/noticia?name=quando-um-luto-prolongado-pode-virar-depressao
https://www.abctudo.com.br/luto-e-depressao/
http://movimentosaude.com.br/campanhas/1067/luto-e-depressao
Mais Artigos de Saúde Mental
Desintoxicação, Primeiro Objetivo do Tratamento da Dependência Química
Quais Objetivos do Tratamento de Dependência Química do HEPA?
Transtorno de Ansiedade Social
Transtorno de Insônia em Adultos
O que é Transtorno de Estresse Pós‑traumático?
O que é transtorno de personalidade narcisista?
O que é o transtorno bipolar?
Os 5 Maiores Mitos da Saúde Mental
Amor Exagerado
A Saúde Mental no Cinema