Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

O que é o luto e como vivenciá-lo?

Artigos de Saúde Mental

O luto se caracteriza pelo enfrentamento da dor relacionada ao rompimento de um vínculo afetivo. Pode ocorrer pela morte de uma pessoa, o fim de um relacionamento ou até mesmo por uma mudança representativa na vida, como uma demissão, por exemplo.

Ao vivenciar a perda, a pessoa convive com a tristeza, a culpa, a raiva e diversos outros sentimentos negativos. Existem estágios no luto, que vão da negação à aceitação, mas não existe um caminho linear: existem avanços, retrocessos e situações em que as fases do luto podem se alternar ou coexistir. O luto não é uma doença a ser curada pelo tempo. Ainda assim, atenção especial é necessária quando a pessoa se fixa em uma das fases e não consegue seguir a vida. Definir quando a situação se torna uma patologia depende da intensidade do sentimento e da disfuncionalidade emocional do enlutado.

Como é uma experiência pessoal, não existem receitas prontas sobre o que fazer ou como se comportar. Falar sobre o assunto pode ser benéfico para certas pessoas, mas uma situação angustiante para outras. É importante que o enlutado receba apoio, mas que seus limites emocionais sejam respeitados. Em qualquer momento, a ajuda de um profissional, psicólogo ou psiquiatra, é sempre recomendada.

Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/25/luto-mitos-sobre-esse-processo-doloroso-que-todo-mundo-deveria-se-livrar.htm
https://www.simers.org.br/noticia?name=quando-um-luto-prolongado-pode-virar-depressao
https://www.abctudo.com.br/luto-e-depressao/
http://movimentosaude.com.br/campanhas/1067/luto-e-depressao

Mais Artigos de Saúde Mental