Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Setembro Amarelo, Mês da Prevenção do Suicídio

Artigos de Saúde Mental
Dra. Carla Telles

O suicídio sempre existiu, desde os primórdios da humanidade, mas é um fenômeno que tem impactado de forma importante as populações, pois não temos dúvidas de estarmos diante de um grave problema de saúde pública.

É uma das principais causas de morte do nosso país, principalmente entre a população jovem, faixa etária esta que vem aumentando o número de casos de suicídio ano a ano. No mundo ocorrem cerca de 800mil suicídios ano, 1 suicídio a cada 40 segundos. O Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) tem o oitavo maior número de suicídios do mundo. Cerca de 12000 suicídios/ano. O estado com maiores taxas relativas (mortes por cem mil habitantes) é o Rio Grande do Sul, segundo levantamento do Ministério da Saúde, com 10,2 mortes relativas.

Pesquisas mostram que mais de 85% dos casos de suicídio estão relacionados com doença mental, principalmente transtorno depressivo. Entre os jovens este número aumenta para 95%, com alto número de pacientes com história de abuso de drogas.

Quando pensamos ser o suicídio um fato prevenível, em grande parte dos casos, estes números parecem ainda mais altos e assustadores.

Foi pensando em realizar uma conscientização da população em relação a este assunto que surgiu o setembro amarelo. Setembro é o mês dedicado `a prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, durante o mês de setembro, que no Brasil iniciou em 2015.

O setembro amarelo tem origem nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos cometeu suicídio em 1994. Ele havia reformado um Mustang 68 e pintado de amarelo. No dia do velório, cartões decorados com fitas amarelas com a frase: se você precisar, peça ajuda”. Assim, os pais do jovem, foram os precursores do programa de prevenção de suicídio ”fita amarela” . Por isso a fita amarela é o símbolo da campanha.

Em 2003 a OMS institui o dia 10 de setembro para ser o dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e o amarelo é a cor escolhida para representar este sentimento.

A campanha do Setembro Amarelo começou no Brasil em 2015, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar seu acontecimento. A OMS acredita que falar sobre o assunto é uma forma de entender quem passa por situações que levam a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que essas pessoas são identificadas. Assim o slogan da campanha é “Falar é a melhor solução”.

O objetivo do Setembro Amarelo é chamar a atenção para a possibilidade da prevenção do suicídio, conscientizando a população disto. Nos últimos anos, mais entidades do setor público e privado, bem como a população geral têm participado da campanha. Vimos cada vez mais monumentos e prédios iluminados de amarelo no mês de setembro, como o Cristo Redentor (RJ), Palácio Itamaraty (DF), Elevador Lacerda (BA), Congresso Nacional (DF). Em Porto Alegre, este ano, devem ser iluminados a Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Palácio Piratini, Ponte do Guaíba, Arena e Beira Rio.

Fontes: 
Botega, Neury José - Crise Suicida - Avaliação e manejo. 1 edição, Artmed 2015
OMS - https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br
https://gntech.med.br/

Mais Artigos de Saúde Mental