Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

1 de Outubro, Dia Mundial do Idoso

Artigos de Saúde Mental

Dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o mundo está envelhecendo. Na medida em que a população idosa aumenta, a saúde mental dessas pessoas também é cada vez mais discutida.

Muitos aspectos contribuem para que os idosos tenham problemas emocionais como depressão e ansiedade. As doenças e limitações físicas do envelhecimento, a solidão, a perda de familiares e amigos, bem com a ideia de que a vida está por terminar estão entre as questões mais recorrentes.


Foto: freepik.com

Porém, cabe ressaltar que sempre é possível vivenciar momentos felizes e estabelecer novos projetos e interesses, independente da idade. Novos laços afetivos podem se formar e os antigos podem ser ressignificados em qualquer etapa da vida. Também é importante reforçar a experiência, o maior tempo livre e outros aspectos positivos proporcionados pela idade.

Para que os idosos tenham saúde emocional, é preciso evitar o isolamento e estimular o convívio com a família e amigos. As restrições sanitárias da pandemia exigem adaptações e criatividade, mas, ainda assim, é importante que os familiares reservem um tempo de qualidade para a convivência com o idoso. Atividades físicas e intelectuais, que envolvam e o motivem, também são altamente recomendadas. Por fim, o acompanhamento contínuo focado no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças mentais, sempre contando com o auxílio de um especialista, psicólogo ou psiquiatra, é a melhor maneira de proporcionar  qualidade de vida aos idosos.

Referências:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/24/por-que-isolar-idosos-traz-ameaca-a-saude-mental-a-gente-indica-o-oposto.htm
https://www.telavita.com.br/blog/saude-mental-terceira-idade/
https://clinicaportal.com.br/cuidados-com-saude-mental-de-idosos/
https://blog.cenatcursos.com.br/pensando-a-saude-mental-do-idoso-no-brasil-e-no-mundo/

Mais Artigos de Saúde Mental