Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

7 Dicas para Observar no Dia Mundial da Saúde Mental

Artigos de Saúde Mental

Em 1992 a Federação Mundial de Saúde Mental escolheu a data de 10 de outubro para chamar a atenção para a importância do tema.

Mas afinal, o que é saúde mental? De acordo com a ciência, trata-se de uma condição de bem-estar na qual uma pessoa tem a capacidade de administrar suas próprias emoções e, dessa forma, apreciar a vida, trabalhar e conviver com as demais.

Muitos fatores que influenciam na saúde mental, mas a sobrecarga emocional e exigências da modernidade são os fatores que mais vem ocasionando problemas para a saúde emocional de todas as pessoas ao redor do mundo.

Os avanços na área são muitos, mas o assunto ainda é muito envolto em preconceito. Ainda é difícil para muitas pessoas entenderem que a saúde emocional deve ser tratada da mesma forma que a saúde física e que os problemas psíquicos devem ter o mesmo nível de atenção e consideração.

Elencamos alguns pontos a observar para que você fique atento e possa cuidar melhor da sua saúde psíquica:

1 - Mantenha laços de amizade, sociais e familiares. Reserve um tempo de qualidade para conviver com seus amigos e parentes.

2 - Procure ter uma alimentação saudável.

3 - Pratique atividades físicas.

4 - Tenha uma boa noite de sono.

5 - Procure manter uma rotina equilibrada de lazer e trabalho.

6 - As doenças mentais não devem ser tratadas como um tabu. Se não estiver se sentindo bem, procure sua rede de apoio: amigos, familiares e pessoas que possam ajudar.

7 - Procure auxílio profissional, caso ache necessário. O auxílio de um especialista, psicólogo ou psiquiatra, pode ser o ponto determinante para superar problemas.

Fontes e Referências:

http://www.saude.pi.gov.br/
https://www.santacasasaocarlos.com.br/
https://portais.ufma.br/
http://institutopaiaguas.org.br/

Mais Artigos de Saúde Mental