Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Relacionamentos Abusivos e Saúde Mental

Artigos de Saúde Mental

Cultivar relações saudáveis é fundamental para a boa saúde mental, embora saibamos que muitas pessoas vivem em meio a relacionamentos disfuncionais, onde o abuso é a regra.

Quando falamos do assunto, precisamos ter em mente que um relacionamento abusivo não se resume à violência física. As agressões psicológicas também são evidências de abuso. Ameaças, constrangimentos e humilhações fragilizam a vítima, destroem sua autoestima e costumam abrir caminho para agressões físicas. 

Quem é vítima de agressões psicológicas em meio a um relacionamento abusivo sofre todo tipo de dano à saúde mental: depressão, ansiedade, culpa e baixa autoestima, são os efeitos mais comuns. Entretanto, a violência psicológica não é tão fácil de ser identificada. Ela costuma começar de forma sutil e aumenta à medida que a vítima se enreda no relacionamento. O agressor costuma ser uma pessoa manipuladora, que tensiona e distensiona o ambiente, fazendo uso da culpa, da vitimização e da chantagem emocional como forma de manter a situação sob seu controle. A partir daí, uma teia complexa se forma, da qual a pessoa que vivencia o abuso tem muita dificuldade de sair. 

Para sair dessa situação, é importante observar alguns pontos:

1 - Atenção aos sinais
Ciúme exagerado, possessividade, controle e ofensas são sinais de que a relação está se tornando abusiva. Tenha atenção a esses pontos, principalmente se eles estiverem se tornando mais intensos com o passar do tempo.

2 - Autoconhecimento
É normal que os relacionamentos abusivos contestem a convicção de que merecemos sermos amados e bem tratados. Então, é preciso enxergar além da prisão em que a situação nos coloca para romper a espiral negativa.

3 - Romper o Isolamento
O abusador tem o caminho facilitado se a vítima não tiver outras pessoas por perto que forneçam uma visão alternativa do problema. Assim, é importante conversar abertamente sobre o assunto. 

4 - Fortalecer a Rede de Apoio
É difícil sair da situação por conta própria, principalmente se a pessoa estiver muito fragilizada emocionalmente. Por isso, a ajuda de amigos e familiares é fundamental. A ajuda profissional, de um psiquiatra ou psicólogo, também é extremamente recomendada.

5 - Divulgue
Se você tem alguém das suas relações que está nessa situação, envie esse conteúdo para ela ou compartilhe em suas redes sociais. A informação é a melhor forma de combater a violência psicológica.

Fontes e Referências:

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/03/2019/saude-mental-e-a-primeira-atingida-em-relacionamentos-abusivos-saiba-como-identifica-los
https://drauziovarella.uol.com.br/videos/relacionamento-abusivo-nao-e-so-violencia-fisica-entrementes/
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/13/depressao-ansiedade-dor-como-uma-relacao-abusiva-pode-refletir-no-corpo.htm
https://blog.psicologiaviva.com.br/viver-um-relacionamento-abusivo/
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/e-preciso-flagrar-os-sinais-de-um-relacionamento-abusivo/

https://azmina.com.br/reportagens/relacionamento-abusivo-15-sinais-de-que-voce-pode-estar-em-um/

Mais Artigos de Saúde Mental