Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Novembro Azul: O Câncer de Próstata e a Saúde Mental

Artigos de Saúde Mental

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros. É uma doença silenciosa, em que os sintomas só aparecem no estágio avançado, quando os tratamentos precisam ser mais agressivos e as chances de cura reduzidas. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

O câncer de próstata, entretanto, tem aspectos que vão além das questões físicas. Os tabus relacionados à masculinidade afetam diretamente a procura por exames que podem detectar a doença no seu estágio inicial. 


Foto: freepik.com

Por outro lado, o medo da morte e a preocupação com a sexualidade, comuns quando o homem recebe um diagnóstico de câncer de próstata, podem afetar diretamente sua saúde mental. A desesperança, depressão e ansiedade são, nessas situações, causas frequentes do abandono do tratamento.

Assim, uma saúde emocional equilibrada é fundamental para a superação do câncer de próstata. A procura de um profissional, psicólogo ou psiquiatra, para acompanhar o paciente é altamente recomendada.

Compartilhe esse material, especialmente com seus amigos e familiares homens com idade para o exame. A divulgação e é fundamental para a prevenirmos do câncer de próstata.

Referências:

https://bvsms.saude.gov.br
http://www.oncoguia.org.br
https://holiste.com.br
https://vidamental.com.br
https://portalhospitaisbrasil.com.br
https://agenciaat.com
https://saude.abril.com.br

Mais Artigos de Saúde Mental