A Saúde Mental da Pessoa com Deficiência
A pessoa com deficiência encontra uma série de barreiras para o exercício da cidadania e conquista da autonomia, pois a sociedade ainda não proporciona a plena inclusão. O preconceito social relacionado aos constantes questionamentos a respeito das capacidades da pessoa com deficiência se soma às barreiras físicas de uma sociedade que não está adaptada.

Foto: Freepik
Tudo isso acaba prejudicando a saúde mental dessa parcela da população, que representa quase 10% de todos os brasileiros. A falta de mobilidade urbana, por exemplo, mina o ânimo e potencializa o risco de doenças como depressão e ansiedade. Embora a pessoa com deficiência tenha direito à igualdade de oportunidades e proteção contra discriminação, esse direito não costuma ser respeitado na prática.
Para reverter esse quadro, é importante ter um cuidado especial com a saúde mental da pessoa com deficiência. Inclui-las em atividades produtivas é fundamental para a autoestima e dignidade. O papel da família e dos amigos também é importante para a superação das dificuldades. Por fim, é recomendável, sempre que necessário, o acompanhamento de um profissional especializado em saúde mental, psicólogo ou psiquiatra.
Referências
https://www.inclusaoeficiente.com.br/
https://essencecuidados.com.br/
https://saude.abril.com.br/
Mais Artigos de Saúde Mental
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
A Saúde Mental na Paternidade
A Costura como Recurso na Terapia Ocupacional
O Impacto do Inverno na Saúde Mental
9 de Junho, dia Nacional da Imunização
A Importância da Manutenção de Áreas Verdes em Propriedades Privadas
Estimulamos a Busca por Grupos! Sétimo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Saúde Mental Durante a Maternidade
Importância da Mãe na Saúde Mental dos Filhos
Virtudes surpreendentes de pacientes esquizofrênicos