Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A Saúde Mental da Pessoa com Deficiência

Artigos de Saúde Mental

A pessoa com deficiência encontra uma série de barreiras para o exercício da cidadania e conquista da autonomia, pois a sociedade ainda não proporciona a plena inclusão. O preconceito social relacionado aos constantes questionamentos a respeito das capacidades da pessoa com deficiência se soma às barreiras físicas de uma sociedade que não está adaptada.

Foto: Freepik

Tudo isso acaba prejudicando a saúde mental dessa parcela da população, que representa quase 10% de todos os brasileiros. A falta de mobilidade urbana, por exemplo, mina o ânimo e potencializa o risco de doenças como depressão e ansiedade. Embora a pessoa com deficiência tenha direito à igualdade de oportunidades e proteção contra discriminação, esse direito não costuma ser respeitado na prática. 

Para reverter esse quadro, é importante ter um cuidado especial com a saúde mental da pessoa com deficiência. Inclui-las em atividades produtivas é fundamental para a autoestima e dignidade. O papel da família e dos amigos também é importante para a superação das dificuldades. Por fim, é recomendável, sempre que necessário, o acompanhamento de um profissional especializado em saúde mental, psicólogo ou psiquiatra.

Referências
https://www.inclusaoeficiente.com.br/
https://essencecuidados.com.br/
https://saude.abril.com.br/

Mais Artigos de Saúde Mental