Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A compulsão por compras pode ser um transtorno mental?

Artigos de Saúde Mental

Ir ao shopping fazer compras e ver vitrines pode ser uma forma de relaxar, afastar o estresse cotidiano e socializar com os amigos e familiares.

Porém, o hábito de fazer compras pode passar do ponto e se tornar um impulso incontrolável. Muitas vezes, a pessoa sabe que exagera, mas não consegue parar.

Essa situação de descontrole, que pode desencadear outros transtornos, como ansiedade e até mesmo depressão, é chamada de oniomania.


Fotos: freepik.com

A compulsão por compras também pode ser uma válvula de escape para algum outro problema emocional, funcionando quase como uma dependência química.

Adquirir itens desnecessários, contrair dívidas impagáveis e fazer empréstimos para cobrir os gastos excessivos são alguns sinais de que se trata mesmo de um transtorno. 

Quando essa compulsão começa a afetar a vida financeira e os relacionamentos, é hora de procurar ajuda profissional, de um psicólogo ou psiquiatra.

Você já comprou de forma descontrolada e teve problemas por isso? Relate sua experiência nos comentários das nossas redes sociais.

Referências:
https://saude.abril.com.br/
https://apsiquiatra.com.br/
https://revistaadnormas.com.br/

Mais Artigos de Saúde Mental