Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A Saúde Mental no Cinema

Artigos de Saúde Mental

A complexidade da psicologia humana sempre rendeu boas histórias. Por isso, o cinema tem abordado o tema com frequência ao longo da história.

Os estereótipos reafirmam o preconceito com a saúde mental com frequência, mas não é raro que a transposição do universo psicológico para as telas produza verdadeiras obras-primas.

Como exemplo dessa filmografia sobre saúde mental, selecionamos seis grandes filmes das últimas seis décadas que abordam o tema com muita qualidade.

1. Meu Pai (2021)
Um homem idoso (Anthony Hopkins) recusa a ajuda de sua filha à medida que sua mente sofre com o envelhecimento. 

2. O Lado Bom da Vida (2012)
Após uma internação psiquiátrica, Pat Solitano (Bradley Cooper) procura reconstruir sua vida sob os cuidados de seus pais.

3. Uma Mente Brilhante (2001)
John Forbes Nash Jr. (Russell Crowe), um gênio da matemática, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a perceber sinais de esquizofrenia. 

4. Melhor Impossível (1997)
Um escritor com Transtorno Obsessivo Compulsivo (Jack Nicholson) tem sua vida transformada com a convivência com novos amigos.

5. Rain Man (1988)
Após a morte do pai, Charlie (Tom Cruise) recebe uma grande herança, mas também descobre um irmão autista (Dustin Hoffman) com quem vai aprender muitas coisas.

6. Um Estranho no Ninho (1975)
Um criminoso (Jack Nicholson) finge ter um transtorno mental para escapar da prisão. Ele acaba em uma clínica, onde convive com pacientes reais.

Essa seleção é apenas uma pequena amostra sobre a saúde mental no universo cinematográfico. Você recorda de algum filme marcante sobre o assunto? Deixe sua sugestão nos comentários das nossas redes sociais.

Referências:

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-273981
https://pt.wikipedia.org/wiki/Silver_Linings_Playbook
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uma_Mente_Brilhante
https://pt.wikipedia.org/wiki/Melhor_É_Impossível
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rain_Man
https://pt.wikipedia.org/wiki/One_Flew_Over_the_Cuckoo's_Nest

Mais Artigos de Saúde Mental