Os 5 Maiores Mitos da Saúde Mental
Ainda que tenhamos progredido, a saúde mental ainda é um tabu. O preconceito e o desconhecimento alimentam mitos que ainda persistem, apesar da evolução da ciência e dos tratamentos. Elegemos os 5 principais a respeito do assunto.
1. Doença mental é fraqueza
Ninguém desenvolve uma doença por preguiça, frescura ou deficiência de caráter. Todos temos limites, problemas e particularidades. Buscar tratamento é uma forma de tentar superá-los em busca da qualidade de vida.
2. Psiquiatra é para louco
Doenças mentais podem afetar qualquer um. Ninguém tem resiliência infinita. Os rótulos intimidam e atrapalham o tratamento. Quem estabelece esses juízos definitivos pode estar negando a chance de superação do problema.

3. Psiquiatra é só para caso grave
O diagnóstico precoce e a profilaxia, como ocorre com uma doença física, é fundamental para evitar um transtorno grave. Quanto mais cedo o problema for tratado, maior será a qualidade de vida do paciente e a chance de superá-lo.
4. Medicamentos viciam
Somente medicamentos mal administrados podem causar dependência. Por isso, a consulta com um psiquiatra é fundamental. Ele conhece as tecnologias farmacêuticas adequadas e as doses corretas para cada situação.
5. Psiquiatra só prescreve remédio
O psiquiatra tem anos de medicina e especialização em psiquiatria para diagnosticar as doenças e propor tratamentos, mas nem sempre com medicamentos. Muitas vezes, psicoterapia, alimentação, estilo de vida adequado e exercícios são suficientes.
Você conhece algum mito relacionado à saúde mental? Já esteve em alguma situação em que você se sentiu rotulado ou que seu problema foi visto com preconceito? Contribua com esse debate nos comentários das nossas redes sociais e compartilhe esse post com seus amigos.
Referências:
https://www.ufmg.br/
https://reflexoesdeumpsiquiatra.com/
https://noticias.r7.com/
https://hospitalsantamonica.com.br/
http://portalfmb.org.br/2016/09/07/
Mais Artigos de Saúde Mental
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
A Saúde Mental na Paternidade
A Costura como Recurso na Terapia Ocupacional
O Impacto do Inverno na Saúde Mental
9 de Junho, dia Nacional da Imunização
A Importância da Manutenção de Áreas Verdes em Propriedades Privadas
Estimulamos a Busca por Grupos! Sétimo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Saúde Mental Durante a Maternidade
Importância da Mãe na Saúde Mental dos Filhos
Virtudes surpreendentes de pacientes esquizofrênicos