Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

O que é o transtorno bipolar?

Artigos de Saúde Mental

Todos, ao longo da vida, alternamos momentos alegres e tristes. Entretanto, as pessoas com transtorno bipolar alternam entre esses dois polos de maneira muito mais intensa, muitas vezes sem uma motivação aparente.

Essa alternância prejudica a vida social do paciente, ocasionando dificuldades profissionais, financeiras e de relacionamento, podendo levar, no extremo, ao suicídio. Para ajudar o público, listamos 5 pontos importantes sobre o transtorno:

1. Comportamentos compulsivos ou autodestrutivos, dificuldades para dormir, drogadição, irritabilidade e agressividade são algumas das características da doença. 

2. Os episódios de depressão, normalmente, são mais duradouros que os de euforia.


Ilustração: Freepik.com

3. A bipolaridade não tem cura, mas pode ser controlada com medicação, psicoterapia e mudanças no estilo de vida (sono, alimentação, exercícios), conforme cada diagnóstico.

4. O problema costuma começar na juventude, embora não necessariamente. Existem casos relatados em pessoas com mais de 40 anos.

5. O bipolar não é obrigatoriamente violento ou perigoso, especialmente se tiver o tratamento adequado. Diga não ao preconceito.

Conviver com uma pessoa com transtorno bipolar exige resiliência. Busque informações, incentive hábitos saudáveis e ofereça apoio, mas cuide da sua própria saúde mental. Terapia e grupos de apoio podem representar acolhimento e luz para seus questionamentos.

Referências:
https://www.oficinadepsicologia.com/
https://inovasocial.com.br/
https://www.abrata.org.br/
https://clinicadepsicologianodari.com.br/
http://www.nupem.com.br/

Mais Artigos de Saúde Mental