O que é transtorno de personalidade narcisista?
Segundo a mitologia, Narciso era um rapaz tão vaidoso que se apaixonou pela sua própria imagem, refletida em uma fonte de água. Incapaz de separar-se dela, morreu ali, de fome e sede.
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista, semelhante ao mito, acredita ser especial e única. Costumam superestimar suas habilidades e realizações, muitas vezes fantasiando grandiosidade e sucesso.
Essas personailidades tem a necessidade de serem admiradas de forma incondicional e constante. Mas a aparente arrogância esconde uma autoestima frágil, que depende sempre de elogios e de ser o centro das atenções para estar bem.

Se não estiver sempre em evidência, o narcisista se desaponta facilmente, podendo reagir de forma hostil e violenta. Para se manter superior, ele costuma desvalorizar as pessoas próximas e subestimar suas realizações.
Assim, a falta de empatia dessas pessoas, a maioria homens, costuma conduzir à relações abusivas, com pessoas de baixa autoestima. É comum manipularem e anularem o parceiro para suprir sua constante necessidade de idolatria.
O narcisismo é uma patologia quando começa a trazer prejuízos sociais para o paciente e pessoas próximas. Porém, a dificuldade de estabelecer uma autocrítica pode dificultar a aceitação e o tratamento dessas pessoas.
Você já se percebeu uma pessoa com esse transtorno ou já passou pelas dificuldades de conviver com uma pessoa assim? Contribua com o debate nos comentários das nossas redes sociais.
Referências:
https://brasil.elpais.com
https://www.msdmanuals.com
https://iptc.net.br
https://www.uol.com.br
https://www.unifor.br
https://www.bbc.com
Mais Artigos de Saúde Mental
Virtudes surpreendentes de pacientes esquizofrênicos
Resgate dos Vínculos Familiares, Sexto Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Evitar Recaídas, Quinto Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Motivar para o Tratamento, Quarto Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Atenuar Sintomas e Riscos, Terceiro Objetivo do Tratamento da Dependência Química
Tratar Comorbidades, Segundo Objetivo do Tratamento da Dependência Química
Desintoxicação, Primeiro Objetivo do Tratamento da Dependência Química
Quais Objetivos do Tratamento de Dependência Química do HEPA?
Transtorno de Ansiedade Social
Transtorno de Insônia em Adultos