Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

O que é transtorno de personalidade narcisista?

Artigos de Saúde Mental

Segundo a mitologia, Narciso era um rapaz tão vaidoso que se apaixonou pela sua própria imagem, refletida em uma fonte de água. Incapaz de separar-se dela, morreu ali, de fome e sede.

A pessoa com transtorno de personalidade narcisista, semelhante ao mito, acredita ser especial e única. Costumam superestimar suas habilidades e realizações, muitas vezes fantasiando grandiosidade e sucesso.

Essas personailidades tem a necessidade de serem admiradas de forma incondicional e constante. Mas a aparente arrogância esconde uma autoestima frágil, que depende sempre de elogios e de ser o centro das atenções para estar bem.

Se não estiver sempre em evidência, o narcisista se desaponta facilmente, podendo reagir de forma hostil e violenta. Para se manter superior, ele costuma desvalorizar as pessoas próximas e subestimar suas realizações.

Assim, a falta de empatia dessas pessoas, a maioria homens, costuma conduzir à relações abusivas, com pessoas de baixa autoestima. É comum manipularem e anularem o parceiro para suprir sua constante necessidade de idolatria.

O narcisismo é uma patologia quando começa a trazer prejuízos sociais para o paciente e pessoas próximas. Porém, a dificuldade de estabelecer uma autocrítica pode dificultar a aceitação e o tratamento dessas pessoas.

Você já se percebeu uma pessoa com esse transtorno ou já passou pelas dificuldades de conviver com uma pessoa assim? Contribua com o debate nos comentários das nossas redes sociais.

Referências:
https://brasil.elpais.com
https://www.msdmanuals.com
https://iptc.net.br
https://www.uol.com.br
https://www.unifor.br
https://www.bbc.com

Mais Artigos de Saúde Mental