Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Tratar Comorbidades, Segundo Objetivo do Tratamento da Dependência Química

Artigos de Saúde Mental

A comorbidade é uma condição médica na qual se detecta a existência de mais de um transtorno mental, relacionados na mesma pessoa. A dependência química, também uma patologia, pode tanto provocar comorbidades como até mesmo ser uma.

Em função das muitas alterações que o paciente pode apresentar durante a desintoxicação e a sobreposição de sintomas que se assemelham aos quadros psíquicos, um dos objetivos da internação é avaliar a possibilidade de comorbidades.


Foto: freepik.com

As mais comuns associadas à Dependência Química são os transtornos de humor, transtorno de déficit de atenção e de ansiedade. De modo geral, o manejo para esta condição baseia-se na utilização de psicofármacos e psicoeducação.

Diante da possibilidade de comorbidades, cada paciente se torna portador de necessidades únicas, que fazem com que seu tratamento tenha uma abordagem específica, diferente do aplicado em qualquer outra pessoa.

Este é o terceiro post de uma série sobre os 12 objetivos do tratamento da dependência química. Nos próximos, detalharemos os 10 objetivos restantes e a importância deles no processo de recuperação.

Mais Artigos de Saúde Mental