Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Nossa História

Idealizado em 1912, o Hospital Espírita de Porto Alegre foi o resultado do questionamento de um grupo de espíritas que se reuniam periodicamente na Sociedade Espírita Allan Kardec. Eram coordenados pelo médico Oscar Pithan, inspirados por Bezerra de Menezes. Preocupavam-se com os distúrbios mentais enfrentados por expressivo contingente de pessoas desassistidas, sem nenhuma condição financeira, e buscando associar-se a instituições que tratassem ou fornecessem orientações sobre transtornos psíquicos.

Primeiros dirigentes do Hospital Espírita e a primeira sede do Hospital, na década de 20

Primeiros dirigentes do Hospital Espírita e a primeira sede do Hospital, na década de 20

Objetivo alcançado

O objetivo deste grupo somente foi concretizado depois de 14 anos, quando, em 25 de dezembro de 1926, foram inauguradas as bases do Hospital Espírita de Porto Alegre no bairro Petrópolis.

A crescente demanda de pacientes e a insuficiência na capacidade de atendimento em função da limitação da área física levou a Diretoria a buscar uma solução. Congregou esforços e promoveu campanhas buscando a mudança para um local com mais espaço para o atendimento dos pacientes.

Obras da sede atual, no Morro São Caetano, bairro Teresópolis

Obras da sede atual, no Morro São Caetano, bairro Teresópolis

Com este esforço e o apoio da comunidade, foi possível adquirir uma área de 6 hectares na encosta do Morro São Caetano, em Teresópolis. A partir de então, na localização atual, a construção do HEPA foi evoluindo em etapas, em diversos períodos. A 1ª ala foi inaugurada em fevereiro de 1941, e desde então foram agregados os outros módulos até a conclusão de cinco blocos interligados entre si.

O Hospital hoje

Atualmente, conforme o Plano Diretor, as edificações totalizam 16.720 m² de área construída em cinco blocos de 6 andares. No entorno existe mata nativa e córrego natural, além de amplo espaço externo para atividades terapêuticas.

Conforme o Plano Diretor, as edificações totalizam 16.720 m² de área construída

Conforme o Plano Diretor, as edificações totalizam 16.720 m² de área construída

Também foram construídas diversas benfeitorias para práticas esportivas como quadra para futebol de salão, e de grama para futebol sete. Ainda estão disponíveis cancha de bocha, jardins e trilha ecológica para caminhadas e passeios dos pacientes, familiares e funcionários.

Institucional