Por Que Setembro Amarelo?
Em 1994, um jovem tirou a própria vida em seu carro. Durante o funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas, a cor do automóvel, e mensagens de apoio para quem estivesse na mesma situação.
A mensagem se espalhou mundo afora e o dia 10 de setembro se tornou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O Brasil tomou como inspiração a data internacional e criou o Setembro Amarelo em âmbito nacional.
O suicídio vem aumentando muito entre os jovens, sendo considerado um problema de saúde pública, especialmente aqui no Rio Grande do Sul, estado da federação com maior índice de suicídios.
O conhecimento e a empatia são os caminhos para evitar o suicídio. Esclarecer os mitos, entender todo o processo, estar atento aos sinais e disposto a ouvir é decisivo para evitar tragédias como essa.
Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, acesse a página oficial do movimento: https://www.setembroamarelo.org.br/. Lá você encontra vídeos, cartazes e outros materiais educativos sobre o assunto.
Mais Notícias do HEPA
Ilaci Aparecida de Freitas Felipe, 25 Anos no HEPA
Maria Escolto da Luz, 25 Anos de Casa!
Luciane dos Santos Martins, 25 Anos no HEPA
Michele Lemos, mais de 25 Anos de Trabalho no HEPA
Helena Beatriz Pereira Menezes, 25 Anos de Dedicação ao HEPA
Inauguração do Centro Integrado Corpo e Mente e Reforma da Admissão
O Segredo das Pessoas Mais Felizes? Elas Não Ganham Nada!
A Saúde Mental de Rebeca Andrade
Saúde Mental: É Possível Dar a Volta Por Cima!
Higienização das Mãos e Etiqueta Respiratória