Por Que Setembro Amarelo?
Em 1994, um jovem tirou a própria vida em seu carro. Durante o funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas, a cor do automóvel, e mensagens de apoio para quem estivesse na mesma situação.
A mensagem se espalhou mundo afora e o dia 10 de setembro se tornou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O Brasil tomou como inspiração a data internacional e criou o Setembro Amarelo em âmbito nacional.
O suicídio vem aumentando muito entre os jovens, sendo considerado um problema de saúde pública, especialmente aqui no Rio Grande do Sul, estado da federação com maior índice de suicídios.
O conhecimento e a empatia são os caminhos para evitar o suicídio. Esclarecer os mitos, entender todo o processo, estar atento aos sinais e disposto a ouvir é decisivo para evitar tragédias como essa.
Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, acesse a página oficial do movimento: https://www.setembroamarelo.org.br/. Lá você encontra vídeos, cartazes e outros materiais educativos sobre o assunto.
Mais Notícias do HEPA
Boa Alimentação Faz Parte do Tratamento no HEPA
Alimentação é Fonte para Socialização e Qualidade de Vida no HEPA
20 de Janeiro, Dia do Farmacêutico
Voluntário Presenteia Colaboradores do HEPA com Materiais Escolares
Hospital Espírita de Porto Alegre é Notícia no GZH
No HEPA é Janeiro Branco o Ano Todo
Natal dos Pacientes do HEPA
Voluntários do DAE Confraternizam com Familiares e Pacientes
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
HEPA Recebe a Visita de Médicos da Associação de Medicina Espírita