A Saúde Mental no Carnaval
O carnaval é um momento do ano para esquecer os problemas e se divertir. À primeira vista, é algo positivo para a mente, já que é um período de relaxar e fazer o que, normalmente, não nos permitimos.
Porém, a liberdade traz riscos, que devem ser considerados na hora de entrar na brincadeira. O uso de drogas e bebidas alcoólicas, por exemplo, podem trazer riscos físicos e emocionais significativos.
É importante cuidar de si e das pessoas próximas, estando sempre atento para amparar aos amigos e familiares que dão sinais de terem passado do ponto no consumo de substâncias.

Também é necessário entender que o carnaval não é a solução para os problemas. Embora ele traga uma válvula de escape, isso não dispensa a busca de uma vida emocionalmente equilibrada no resto do ano.
Se as doenças mentais não forem corretamente tratadas, a volta à realidade pode trazer sensação de vazio, melancolia, ansiedade e frustração, ampliando sentimentos depressivos.
Busque ajuda de um profissional especializado, psiquiatra ou psicólogo, para entender o que se passa com as suas emoções. Com a saúde mental em dia, você poderá colher os melhores frutos que a festa pode proporcionar.
#carnaval #folia #diversão #festa #diganãoàsdrogas #saúdemental #psiquiatria #psicologia
Mais Notícias do HEPA
Ilaci Aparecida de Freitas Felipe, 25 Anos no HEPA
Maria Escolto da Luz, 25 Anos de Casa!
Luciane dos Santos Martins, 25 Anos no HEPA
Michele Lemos, mais de 25 Anos de Trabalho no HEPA
Helena Beatriz Pereira Menezes, 25 Anos de Dedicação ao HEPA
Inauguração do Centro Integrado Corpo e Mente e Reforma da Admissão
O Segredo das Pessoas Mais Felizes? Elas Não Ganham Nada!
A Saúde Mental de Rebeca Andrade
Saúde Mental: É Possível Dar a Volta Por Cima!
Higienização das Mãos e Etiqueta Respiratória