Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

O que faz um Assistente Social no Hospital Espírita de Porto Alegre?

Notícias do HEPA

Hoje é dia do Assistente Social. Essa é uma das áreas mais importantes do nosso hospital, mas você sabe o que esse profissional faz na instituição e porque ele é tão importante para o atendimento em saúde mental?

A função do Serviço Social aqui no hospital é mediar as relações sociais dos pacientes, com especial atenção daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O HEPA atende pessoas de todas as classes sociais. Da mesma forma que muitos têm suporte familiar, outros não têm ou estão afastados dela e não é raro recebermos pacientes que sequer tem documentação.

A função da Assistência Social é fazer a transição da internação psiquiátrica para o meio social, restituindo os pacientes à convivência com suas famílias, levando-os, até mesmo, a outras cidades ou estados.

Para os que não tem família, a Assistência Social faz o contato com a rede pública, encaminhando os pacientes para abrigos, centros de convivência, casas de proteção e instituições de longa permanência.

Também é tarefa do Serviço Social fazer relatórios para o Ministério Público e poder Judiciário, prestando contas a esse órgãos sobre a correta observância dos direitos dos pacientes.

Por fim, a Assistência Social é responsável pela Ouvidoria, área que tem por objetivo dar vazão às demandas de pacientes e familiares que representem oportunidade de aperfeiçoamento dos nossos serviços.

Mais Notícias do HEPA