Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

HEPA Comemora Dia do Assistente Social Com Palestra Sobre Transexualidade

Notícias do HEPA

Para marcar o Dia do Assistente Social, o Hospital Espírita de Porto Alegre trouxe, para uma palestra, o Dr. Diego Candido, especialista em direito LGBTQIA+, advogado da ONG Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do RS e Coordenador de GT na Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS.

Durante mais de uma hora, o Dr. Diego discorreu sobre as dificuldades que a população transexual enfrenta no exercício da sua cidadania, como a violência, discriminação, inserção no mercado de trabalho, educação formal, entre outros. A saúde mental, como não poderia deixar de ser, também foi um ponto constantemente discutido.

A defesa dos direitos dos pacientes foi um dos pontos reforçados. A necessidade do acolhimento e da escuta sensível é fundamental para a construção e fortalecimento dos vínculos que viabilizarão o tratamento, especialmente frente a um público como este, que costuma carregar um pesado histórico de preconceito e marginalização. 

A palestra teve uma linha de bate papo, com o palestrante respondendo dúvidas dos colaboradores do HEPA e também ouvindo relatos de casos que os profissionais trouxeram para a discussão do tema. O advogado ainda fez uma avaliação dos avanços e retrocessos na afirmação dos direitos de transexuais e travestis.

Ao final, os Assistentes Sociais Cristiano Costa e Maria de Lourdes Fraga Carvalho presentearam o Dr. Diego com uma obra feita por um dos pacientes do HEPA e agradeceram os conhecimentos compartilhados e a disponibilidade do profissional em trazer ao HEPA um panorama sobre um assunto de tanta relevância na atualidade.

Mais Notícias do HEPA