You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

24 de Junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Notícias do HEPA

Com o envelhecimento da população, a preocupação com as quedas aumenta. Esses acidentes podem causar sérias consequências físicas e psicológicas, especialmente em idosos. Eles são responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas acima dos 75 anos e 50% dos idosos sofrem ao menos uma queda por ano.

Entretanto, o envelhecimento não é o único fator de risco: medicações, condição clínica, sedentarismo e obesidade também contribuem para esses acidentes. Além das condições do paciente, o ambiente é outro fator de risco: piso inadequado, obstáculos, má sinalização e iluminação podem apresentar um sério perigo.

Em ambiente hospitalar, o cuidado deve ser redobrado, pois as quedas aumentam o tempo de internação e agravam o quadro de pacientes já debilitados. O Hospital Espírita de Porto Alegre segue protocolos rígidos para mitigar o problema. Os pacientes são avaliados constantemente para aferir o risco de queda.

Identificado o problema, utilizamos alertas de prontuário, placas no leito, pulseiras de identificação para que a pessoa fique sempre em segurança. Além do acompanhamento do paciente, o ambiente é avaliado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, para a remoção de possíveis obstáculos e inadequações que possam causar acidentes.

A prevenção de quedas é um tema importante para nós, e queremos que você faça parte dessa discussão! Compartilhe esse post para conscientizar seus amigos e familiares sobre os riscos e a necessidade de medidas preventivas. Juntos, podemos garantir um ambiente mais seguro para todos!

Mais Notícias do HEPA