Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Notícias do HEPA

5 Passos para Lidar com a Doença


1. Evite Gatilhos e Situações de Risco

Identifique em sua rotina e mantenha distância de situações, ambientes ou relacionamentos que possam desencadear em você o desejo de consumir álcool. Isso pode incluir qualquer local onde o acesso à bebida é facilitado, eventos sociais onde tenha muito álcool ou a pressão para beber é alta ou pessoas que incentivam o consumo de álcool.

2. Priorize o Autocuidado

A recuperação do alcoolismo exige cuidado pessoal e autocompaixão. Isso inclui praticar hábitos saudáveis: exercícios regulares, alimentação balanceada, sono adequado e atividades de relaxamento. Encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse e as emoções pode ajudar a prevenir recaídas e promover um estilo de vida equilibrado.

3. Participe de Grupos de Apoio

Grupos como Alcoólicos Anônimos (AA), Al-Anon e Amor-Exigente oferecem apoio e troca de experiências com outras pessoas que lutam contra o alcoolismo. Participar pode fornecer um senso de comunidade, compreensão mútua e estratégias para lidar com desafios específicos. Acesse https://www.aa.org.br/ para informações.

4. Construa sua Rede de Suporte

Além de grupos de apoio, é fundamental identificar e manter amigos e familiares próximos que ofereçam apoio emocional e prático durante a recuperação. Ter à disposição pessoas em quem o dependente químico possa confiar e que estejam abertas para ouvir sem julgamento tem um papel fundamental no processo superação do alcoolismo.

5. Busque Apoio Especializado

A consulta com um profissional pode ser passo decisivo na luta contra o alcoolismo. O Hospital Espírita de Porto Alegre oferece esse atendimento através da ADHepa, uma clínica multiprofissional qualificada, com um programa especialmente desenvolvido para a superação dessa doença. Consulte-nos, caso entenda necessário.

Compartilhe essas informações e seja um aliado na luta contra a doença.

Mais Notícias do HEPA