Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

17 de Setembro Dia Mundial da Segurança do Paciente

Notícias do HEPA

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Núcleo de Segurança do Paciente do HEPA promoveu uma capacitação a respeito do tema. O objetivo é mobilizar os profissionais da instituição para a temática.

A segurança do paciente é uma nova disciplina na área da Saúde que enfatiza o relato, análise e prevenção de erros no tratamento médico. A frequência e a magnitude de eventos adversos evitáveis não eram bem conhecidas até a década de 1990, quando inúmeros países relataram dados alarmantes sobre pacientes prejudicados por essa situação. Reconhecendo que os erros relacionados aos cuidados de saúde impactavam 1 a cada 10 pacientes no mundo inteiro, a Organização Mundial da Saúde considerou a segurança do paciente como uma preocupação e uma prioridade.

No HEPA, o Núcleo de Segurança do Paciente, criado em 2016, é uma equipe multiprofissional que desenvolve ações para a proteção do paciente internado e de toda equipe que o assiste. Entre as atribuições da área, está a responsabilidade de elaborar protocolos sobre risco de quedas e controle de infecções. Desde então, o núcleo implementou diversos aperfeiçoamentos na rotina do hospital, como o uso de pulseiras de identificação, registro fotográfico do paciente no prontuário, protocolos para prevenção e tratamento de úlceras de pressão, entre outros cuidados.

Durante a pandemia do Covid-19, o núcleo implementou ações em conjunto com a CCIH (Comissão de Controle de Infecções), o SESMT (Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho) e a Chefia de Enfermagem para o prevenção da transmissão, capacitando e esclarecendo dúvidas sobre procedimentos e utilização de EPIs.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_do_paciente

Mais Notícias do HEPA