Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

1 de Outubro, Dia Nacional do Idoso

Notícias do HEPA

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização desta parcela da população. Esta data foi escolhida em razão da criação do estatuto do idoso, em dezembro de 2006.

Quando falamos em idosos, um dos temas mais importantes está relacionado à saúde mental. Pesquisas indicam que ao menos 20% da população acima dos 55 anos tem algum problema nesta área. Especialmente nesse momento, em que pandemia de Covid-19 traz grandes impactos psicológicos em todas as pessoas, a população idosa sofre não só por ter mais risco de complicações relacionadas à doença em si, mas por alterações profundas na rotina e redução do contato com familiares em função do isolamento social.

Segundo a Enfermeira Michele Silva  de Lemos, Gestora Assistencial do Hospital Espírita, familiares e pessoas próximas devem ficar atentos a problemas relacionados à saúde mental. Tristeza, ansiedade, esquecimento são sinais de alerta, bem como mudanças no apetite, sono ou comportamento sem que hajam alterações nos exames de rotina.

Algumas dicas para melhorar a condição mental dos idosos:

1 - Mesmo com o distanciamento, o convívio social é importante. Tentar fazer uso de ferramentas digitais é uma alternativa. Se a pessoa tiver dificuldades com a tecnologia, procure viabilizar o contato on-line com a ajuda de alguém que more o idoso.

2 - Alimentação saudável é sempre uma aliada da saúde mental. Procure alimentos naturais e evite álcool e outras substâncias prejudiciais.

3 - Muitas pessoas, especialmente os idosos, deixaram de fazer os exames de saúde preventivos, o que representa o risco de complicações de saúde por doenças que poderiam ser prevenidas.

4 - Atividades físicas e intelectuais são importantes para a saúde mental. Caminhadas e ginástica são indicados  conforme a condição física do idoso, sempre com os devidos cuidados e orientação profissional.

Caso você ou algum familiar idoso esteja sofrendo com problemas de saúde mental, procure orientação médica. Organize sua mente. Saúde mental também é saúde.

Fontes:
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dia-mundial-do-idoso-como-esta-a-saude-mental-dos-mais-velhos/
https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/no-dia-internacional-do-idoso-medicos-alertam-para-importancia-de-cultivar-saude-mental-24670215.html
https://www.upf.br/Ingresso/Noticias/dia-internacional-do-idoso
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-09/dia-do-idoso-pandemia-saude-mental-e-fisica-sao-desafios

Mais Notícias do HEPA