Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

15 de Outubro, Dia do Professor

Notícias do HEPA

O ensino é uma das áreas mais importantes da sociedade e sempre reservou muitos desafios para quem escolhe essa carreira, mas a Covid-19 acrescentou dificuldades adicionais à rotina dos professores. O ensino sofreu mudanças radicais e exigiu dos docentes uma grande capacidade de adaptação às novas metodologias.

Tudo isso teve grande impacto na saúde mental dos professores. Em um pesquisa com mais de 5 mil professores brasileiros, 60% relataram ansiedade, estresse e sobrecarga de trabalho e 87% acreditam que seus problemas de saúde são ocasionados ou intensificados pela profissão.

Outra pesquisa com mais de 8 mil professores, conduzida pela psicóloga Nádia Maria Beserra Leite, da Universidade de Brasília, revelou que 15,7% dos professores apresentam Síndrome de Burnout, um estado mais profundo de estresse, em que a pessoa sente que já não consegue fazer nada para combater os agentes estressores do seu cotidiano.

Para que os professores consigam realizar suas atividades diárias com qualidade de vida, reservamos algumas recomendações que podem diminuir os efeitos negativos da rotina na saúde emocional dos profissionais.

Organize uma rotina que equilibre o trabalho com as demais atividades. Reserve horários para as refeições, descanso e lazer;

Compartilhe as dificuldades. A troca de experiências pode ajudr a superar momentos difíceis;

Exercícios físicos, hidratação, alimentação saudável e cuidados com o corpo são aliados da saúde mental;

Procure ajuda especializada. Nada melhor que um profissional para nos ajudar a superar um problema.

O Hospital Espírita deseja um feliz 15 de Outubro para todos os professores. Contem conosco. Nossa missão é fazer o bem! 

Fontes:

https://novaescola.org.br/conteudo/17037/como-promover-a-saude-mental-do-docente
https://novaescola.org.br/conteudo/14433/burnout-a-sindrome-do-esgotamento-fisico-e-mental
https://www.fazeducacao.com.br/post/a-saude-mental-dos-professores
https://canaldoensino.com.br/blog/saude-mental-do-professor-11-dicas-para-manter-a-saude-emocional

Mais Notícias do HEPA