Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Alimentação em tempos de pandemia

Notícias do HEPA
Silvia Cenci, Nutricionista do HEPA (CRN 9.953)

Estamos vivendo e nos adaptando a novos modelos de vida. A adoção de alimentos in natura e minimamente processados, juntos a um planejamento de compras, armazenamento e cuidados de higiene devem ser potencializados em decorrência da pandemia. 

Uma alimentação saudável e equilibrada, exerce um papel fundamental no sistema imunológico, agindo diretamente  na promoção, prevenção e controle de doenças. Mesmo sem comprovação científica específica em relação ao COVID-19, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, podem otimizar a resposta imunológica.

Alimento - foto criada por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com
Outro fator importante, é o bom funcionamento do intestino, onde se encontra a microbiota intestinal, formada por bactérias benéficas, responsáveis pelo controle da multiplicação de patógenos causadores de doenças, sendo importante, concomitante com uma boa ingestão de água, a ingestão de fibras alimentares, que podem ser adquiridas através do consumo de: frutas, aveia, sementes, cereais integrais, verduras e legumes.

Com o isolamento social, alimentar-se bem e com qualidade, tornou-se um desafio, com maior tempo disponível e muitos em trabalho home office, o consumo de fastfood, belisco se faz cada vez mais atraente. Isso tudo, aliado a falta de exercícios físicos, cria-se um novo perfil: uma população sedentária e com ganho de peso. Em contraponto, não é indicado dietas restritiva neste momento, o que poderiam gerar uma descompensação metabólica e emocional, atingindo diretamente o sistema imunológico dos indivíduos.

Por outro lado, a associação da instabilidade na renda familiar e a estagnação econômica, pode gerar um quadro de situação de insegurança alimentar (ISAN), ocasionando a redução ao acesso de alimentos e até mesmo a fome, bem como, quadros de ansiedade e depressão. Diante desse cenário, fica evidente o importante papel das ações de vigilância  e de serviços de saúde, em ações de garantia ao acesso à alimentação adequada, ao aleitamento materno, e a distribuição e composição de cestas básicas, independente da forma como essas chegam até os lares, seja por aquisição, doação ou ação emergencial do governo.

SAIBA MAIS:

GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19
https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2020/03/guia-alimentar-covid-19.pdf 

GUIA DE ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO E EXERCIO FISICO DIANTE DA COVID-19
http://www.direh.fiocruz.br/aplicativos/gconteudo/ata20200327082853.pdf 

GUIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Mais Notícias do HEPA