Alimentação em tempos de pandemia
Estamos vivendo e nos adaptando a novos modelos de vida. A adoção de alimentos in natura e minimamente processados, juntos a um planejamento de compras, armazenamento e cuidados de higiene devem ser potencializados em decorrência da pandemia.
Uma alimentação saudável e equilibrada, exerce um papel fundamental no sistema imunológico, agindo diretamente na promoção, prevenção e controle de doenças. Mesmo sem comprovação científica específica em relação ao COVID-19, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, podem otimizar a resposta imunológica.
Outro fator importante, é o bom funcionamento do intestino, onde se encontra a microbiota intestinal, formada por bactérias benéficas, responsáveis pelo controle da multiplicação de patógenos causadores de doenças, sendo importante, concomitante com uma boa ingestão de água, a ingestão de fibras alimentares, que podem ser adquiridas através do consumo de: frutas, aveia, sementes, cereais integrais, verduras e legumes.
Com o isolamento social, alimentar-se bem e com qualidade, tornou-se um desafio, com maior tempo disponível e muitos em trabalho home office, o consumo de fastfood, belisco se faz cada vez mais atraente. Isso tudo, aliado a falta de exercícios físicos, cria-se um novo perfil: uma população sedentária e com ganho de peso. Em contraponto, não é indicado dietas restritiva neste momento, o que poderiam gerar uma descompensação metabólica e emocional, atingindo diretamente o sistema imunológico dos indivíduos.
Por outro lado, a associação da instabilidade na renda familiar e a estagnação econômica, pode gerar um quadro de situação de insegurança alimentar (ISAN), ocasionando a redução ao acesso de alimentos e até mesmo a fome, bem como, quadros de ansiedade e depressão. Diante desse cenário, fica evidente o importante papel das ações de vigilância e de serviços de saúde, em ações de garantia ao acesso à alimentação adequada, ao aleitamento materno, e a distribuição e composição de cestas básicas, independente da forma como essas chegam até os lares, seja por aquisição, doação ou ação emergencial do governo.
SAIBA MAIS:
GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19
https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2020/03/guia-alimentar-covid-19.pdf
GUIA DE ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO E EXERCIO FISICO DIANTE DA COVID-19
http://www.direh.fiocruz.br/aplicativos/gconteudo/ata20200327082853.pdf
GUIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Mais Notícias do HEPA
O Segredo das Pessoas Mais Felizes? Elas Não Ganham Nada!
A Saúde Mental de Rebeca Andrade
Saúde Mental: É Possível Dar a Volta Por Cima!
Higienização das Mãos e Etiqueta Respiratória
Visita Técnica da Equipe da Santa Casa de Alegrete
Excelência no Atendimento
Festa Junina do HEPA 2024
24 de Junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas
12 de Junho, Dia dos Namorados!
9 de Junho, Dia Nacional da Imunização