Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Notícias do HEPA

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi instituído em 1975 pelas Nações Unidas e é comemorado em mais de 100 países. A ideia começou a ganhar corpo durante as lutas feministas por melhores condições de vida e direito a voto no final do século XIX e início do século XX. A finalidade da data é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres e a busca por igualdade de gênero, independentemente de divisões nacionais, culturais e políticas.

Apesar do longo caminho a ser percorrido para chegarmos a igualdade de oportunidades, as mulheres tem conquistado seu espaço, especialmente na área profissional. Na saúde mental, elas ocupam um papel fundamental, sendo 89% dos psicólogos e 45% dos médicos psiquiatras brasileiros. Entre as mulheres de destaque na área, podemos citar, entre tantas, a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, responsável pelo processo de humanização do tratamento dos disturbios psiquiátricos, Anna Freud, psicanalista austríaca que inovou o tratamento infantil, e Melanie Klein, também austríaca, criadora da teoria do jogo, técnica lúdica, amplamente utilizada com crianças.

Nesta data, o homenageamos todas as mulheres, em especial as profissionais do Hospital Espírita, que contribuem de forma inestimável para cumprirmos a missão de levar saúde mental à população.

Referências:
https://www.telavita.com.br/blog/psicologas-famosas/
http://www.unipsicorp.com.br/blog/61/mulheres-que-mudaram-a-psicologia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nise_da_Silveira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
https://cenbrap.edu.br/Blog/atuais-numeros-da-psiquiatria-no-brasil

Mais Notícias do HEPA