Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

9 de Dezembro, Dia do Alcoólico Recuperado

Notícias do HEPA

O alcoolismo é uma doença sem cura e a única forma, para um alcóolatra, de evitar os efeitos adversos do consumo abusivo de álcool é a abstinência total. Por isso, dizemos que, embora não tenha cura, o alcoolismo tem tratamento. De outra forma, é uma doença é progressiva e fatal.

Porém, simplesmente se manter sem consumir álcool não é uma tarefa fácil. São inúmeros os obstáculos a serem vencidos para um alcoólatra se manter longe da bebida. O primeiro é reconhecer o problema e aceitar que precisa de ajuda. Depois, o dependente precisa saber lidar com o risco de recaídas, algo que vai acompanhá-lo por toda vida. 

Reconhecer a própria fragilidade e entender que todo dia é preciso vencer uma batalha para se manter sóbrio, é uma boa forma de lidar com a doença. No convívio social, é importante que o dependente reconheça as situações que representem risco para uma recaída.

Além de evitar situações adversas, cultivar boas relações e preencher o tempo com atividades saudáveis, que elevem a autoestima e proporcionem um sentido para vida, também é uma forma valiosa de se distanciar do vício. 

Por fim, a ajuda profissional é fundamental. O acompanhamento multiprofissional, com psquiatras, psicológos, assistentes sociais entre outros especialistas, é a melhor forma do dependente encontrar o caminho para a sobriedade.

Referências:

http://portalfmb.org.br/2016/12/09/09-de-dezembro-dia-do-alcoolico-recuperado
https://www.alcoolismo.com.br/09-de-dezembro-dia-do-alcoolico-recuperado
https://agencia.ac.gov.br/dia-do-alcoolatra-recuperado-e-possivel-vencer

Mais Notícias do HEPA