Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Dia Internacional da Mulher, 8 de Março

Notícias do HEPA

A ideia de criar uma data em homenagem às mulheres ganhou espaço no final do século XIX, dentro dos movimentos feministas, que lutavam por melhores condições de vida e direito a voto.

Esses movimentos adentraram o século XX e ganharam força de tal forma que, em 1975, as Nações Unidas instituíram o 8 de março para homenageá-las.

A data, que é comemorada em mais de 100 países, tem o objetivo de apoiar a busca pela igualdade de gênero e celebrar as conquistas das mulheres nos campos político, econômico e profissional.

Ainda há muito a se fazer para alcançarmos uma sociedade com igualdade de oportunidades, mas as mulheres têm ganhado terreno, especialmente no mundo do trabalho.

Para entendermos essa representatividade, somente na área de saúde mental, as mulheres representam, hoje, 45% dos psiquiatras e 89% dos psicólogos brasileiros. 

Entre tantas personalidades, destacamos Melanie Klein e Anna Freud, austríacas, que revolucionaram a psicologia infantil, e Nise da Silveira, brasileira, que liderou o processo de humanização da psiquiatria.

Nesta data, além de homenagear todas as mulheres, o HEPA faz um agradecimento especial às nossas profissionais, que trabalham de forma inestimável pela saúde mental de tantas pessoas.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nise_da_Silveira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
http://www.unipsicorp.com.br/blog/61/mulheres-que-mudaram-a-psicologia
https://www.telavita.com.br/blog/psicologas-famosas/
https://cenbrap.edu.br/Blog/atuais-numeros-da-psiquiatria-no-brasil

Mais Notícias do HEPA