Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Serviços

Como Hospital especializado em Saúde Mental o HEPA oferece serviços que primam pela qualidade do atendimento assistencial. O serviço é integrado pelo setor de Psiquiatria e Enfermagem 24 horas, e pelos seguintes profissionais: assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e farmacêutica.

Internação Integral

Esta é uma modalidade onde o paciente encontra-se na fase mais crítica da doença, necessitando de um atendimento mais direto. O tratamento é realizado por uma equipe assistencial integrada pelos setores de Psiquiatria e Enfermagem 24 horas (com horário de admissão para novas internações das 7h às 21h), e pelos seguintes profissionais: assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.

Temos por objetivo auxiliar o paciente no resgate à sua integridade física, moral e psíquica. Para isso adotamos dinâmicas, atividades terapêuticas em grupos e atendimento individualizado quando necessário, encorajando-o ao tratamento. Procuramos sempre fortalecer o vínculo do paciente com a família e a sociedade, valorizando a saúde mental do paciente e estimulando, assim, a inclusão social.

Hospital Dia

Esta unidade tem uma proposta de atendimento diferenciado para pacientes egressos da internação fechada ou para pacientes sem riscos imediatos. Trata-se de uma alternativa intermediária entre o Ambulatório e a Internação Integral. Consiste numa internação aberta, na qual o paciente tem a simulação de atividades diárias.

Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16hs, supervisionado pela equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional e psicólogo.

O atendimento é oferecido aos pacientes em unidade contendo sala de atendimento em grupo e individual, sala de jogos e sala de lazer. Conta também com uma extensa área externa arborizada com a proposta de ressocialização, humanização e qualidade de vida.

Unidade Clínica

Esta nova unidade presta atendimento diferenciado a todos os pacientes internados no HEPA e que no decorrer do tratamento psiquiátrico, necessitem cuidados clínicos específicos.

Unidade Clinica inaugurada em outubro 2019. Clique para mais imagens.

Unidade Clinica inaugurada em outubro 2019. Clique para mais imagens.


Departamento de Assistência Espiritual - DAE

O Departamento de Assistência Espiritual tem a finalidade de prestar acolhimento espiritual à assistência técnica do Hospital abrangendo, além dos pacientes, familiares e funcionários. As atividades do DAE são desenvolvidas por voluntários do Movimento Espírita atuantes na Instituição.

Departamento de Ensino - D.E

É o departamento do Hospital Espírita de Porto Alegre, que tem por objetivo coordenar e executar todas atividades relacionadas à aprendizagem e crescimento profissional/pessoal de seus colaboradores.

Oportuniza estágios curriculares em diversas áreas, devido a contratos com Universidades, Faculdades e Escolas Técnicas. Proporcionando ao estagiário o conhecimento e a experiência prática da profissão escolhida e seus desafios.

Em parceria com o Recursos Humanos, promove palestras, treinamentos e capacitações à todas as áreas do hospital, através do HEPACAPACITA. Possibilitando assim aos profissionais, o desenvolvimento de suas habilidades, sempre alinhados a Missão, Visão e Valores deste Hospital.

 

Materiais de capacitação

Estudo do estado nutricional dos pacientes do Hospital Espírita de Porto Alegre - RS

 

Conheça o Hepa