Fechar X
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Resgate dos Vínculos Familiares, Sexto Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA

Artigos de Saúde Mental

O apoio da família é fundamental para o processo de reabilitação do paciente dependente químico, porém, quando o usuário de drogas chega para tratamento, os vínculos familiares costumam estar extremamente danificados.

A convivência se torna difícil devido a agressividade, manipulação, mentiras, vitimização e outros comportamentos destrutivos do dependente. Sentimentos negativos como culpa, mágoa, abandono, desconfiança, rejeição e raiva são comuns por parte da família.


Foto: Freepick.com

É importante entender que o núcleo familiar adoece junto com o paciente, precisando também de apoio, orientação e tratamento. Para ajudar o dependente, todos precisam ser assertivos, sabendo diferenciar o momento de acolher e o de fixar limites. Por isso, a ajuda de grupos especializados é indispensável.

Atuamos nessa situação através de reuniões semanais com os familiares, sempre antes da visita ao dependente químico. Nos encontros, trabalhamos o sentimento e formas de lidar com o paciente, com manejos diferenciados para cada caso. 

A recuperação é uma longa caminhada, com muitos obstáculos e desafios, mas uma família engajada aumenta a chance de sucesso do tratamento. Quanto mais cedo os familiares reconhecerem e começarem a lidar com o problema, mais fácil será superá-lo.

Compartilhe esse material com amigos e familiares que têm interesse no tema e confira os demais conteúdos desta série sobre os 12 objetivos do tratamento da dependência:

1 - Quais Objetivos do Tratamento de Dependência Química do HEPA?
2 - Desintoxicação
3 - Tratar Comorbidades
4 - Atenuar Sintomas e Riscos
5 - Motivar para o Tratamento
6 - Evitar Recaídas

Mais Artigos de Saúde Mental